Como se locomover em Barcelona – transportes em Barcelona

Transportes em Barcelona

Barcelona é uma localidade realmente muito charmosa e que conta com uma infraestrutura de turismo que é absolutamente invejável, com todo e qualquer visitante sendo sempre muito bem atendido, em todos os sentidos. Prova disso, é a rede de transportes dessa região, que é constituída por fartos recursos, que auxiliam o trânsito do viajante aos diversos pontos da cidade, de maneira confortável e rápida.

 A seguir, apontaremos maiores detalhes sobre os diversos meios de transporte que estão disponíveis para uso, seja do morador ou do turista, a fim de que possa usufruir do melhor acesso e trânsito por Barcelona.

 Aeroportos

Barcelona apresenta uma grande vantagem, fato que a destaca entre as grandes capitais do mundo, é acessível por mar – tem um dos principais portos de todo o continente europeu – , terra – com estradas muitíssimo bem conservadas – , ou por vias aéreas, que tende a ser a principal forma de acesso do turista à cidade.

O Aeroporto Internacional El Prat fica a uma distância de cerca de 18 km do centro urbano e se comunica com a cidade por ônibus ou trem. Há inclusive um nome para o serviço especial de ônibus que faz essa conexão: o Aerobús. Táxis também são bastante confiáveis e estão, em grande quantidade, ao redor dos terminais do aeroporto.

Algumas empresas de tráfego aéreo, normalmente que oferecem passagens por preços menores, não operam em El Prat, mas sim em aeroportos de localidades próximas a Barcelona – na província de Tarragona, em municípios como Girona ou Réus.  Entretanto, não se preocupe: caso essa seja sua opção de viagem, há ônibus que conduzirão, de maneira cômoda, o turista à cidade de Barcelona.

Transporte público

Para o turista que não estiver no centro de Barcelona, uma boa opção é cobrir o trajeto a pé, porque há belas opções de turismo, como visitas ao Barrio Gótico ou a Gracia, que apresentam ótimas alternativas de gastronomia, bares e locais ótimos para o visitante atento aos detalhes. Por outro lado, se houver pouco tempo para a visita, ou se o turista desejar ver mais locais, o ideal é o uso do transporte coletivo local. A administração de toda a rede de transporte é de responsabilidade da empresa estatal TMB – Transportes Metropolitanos de Barcelona.

Metrô e bondes

Em Barcelona, possivelmente o melhor meio de transporte seja seu famoso metrô. São, nada mais nada menos, que nove linhas que são organizadas por cores distintas, para facilitar a identificação, e contam com conexões que vão a todos os pontos da cidade. Tal organização faz com que esse mio de transporte seja conhecido mundialmente, como exemplo de prestação de serviço.

Além do metrô, os bondes também atendem à população e ao visitante, ligando essa cidade a todas as vizinhas, da área metropolitana. São duas as linhas de bonde: Trambesos e Trambaix.

Ônibus

Essa importante cidade europeia também tem uma boa rede de ônibus, que circulam 24 horas por dia. Os noturnos são chamados de “nitbus”.

Trem

O sistema ferroviário da localidade, que integra a Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya – FFGG – e as composições da empresa Renfe conseguem cobrir perfeitamente as cidades que estão a um raio de até 8 km de Barcelona.

As estações mais famosas são a Estación de Sants e a Estación de Francia, que recebe esse nome, porque recebe turistas de muitas partes, especialmente de Paris – França.

Transporte turístico

Há, inclusive, além do transporte oferecido a todos – cidadãos ou visitantes – algumas modalidades desenvolvidas para uso do turista, como o Tombus – que é um ônibus que cobre a trajetória pela área comercial da cidade. Outro exemplo, até mais famoso, por unir as duas entidades que cuidam do transporte e turismo – TMB e Turismo – é o Bus Turístic, que conta com três linhas de ônibus, que conduzem o visitante aos principais pontos de interesse turístico dessa cidade.

O turista tem duas alternativas para utilizar o Bus Turistic: três itinerários, identificados pelas cores verde, vermelha e azul, com 44 paradas, que podem ser percorridas por meio da compra de uma só passagem; ou o chamado subir e descer, que são três rotas, mas com 6 paradas para diferentes conexões. São veículos grandes, de dois andares, com o superior não-coberto.

Para que o turista compreenda todas as explicações do guia, é fornecido o áudio em 10 línguas – inglês, francês, alemão, japonês, português, holandês, catalão, espanhol, italiano e chinês. Pessoas com necessidades especiais são plenamente atendidas por esse serviço, que é totalmente acessível a esse público.

Outra opção de transporte turístico mais romântico é a das Calesses, que se tratam de carruagens conduzidas por cavalos, que percorrem o centro de Barcelona, ou ainda as conhecidas Golondrinas, que são embarcações pequenas, trafegando pela costa de Barcelona.

Para o turista que dispuser de mais dinheiro, uma bela viagem panorâmica de helicóptero, por 10 minutos, custando a partir de  95€, em um serviço administrado pela Bcn Skytour. Com diversas rotas à disposição, pode ser uma escolha muito romântica e aventureira, para conhecer importantes pontos dessa bela cidade que é Barcelona, na Espanha.

[icon color=”#dd3333″ size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-envelope”] Assine a nossa newsletter, e receba em seu email dicas legais como esta. Clique aqui para assinar gratuitamente.

[icon color=”#dd3333″ size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-book”] Você pode se interessar também por estes artigos:

[catlist name=barcelona numberposts=5 excludeposts=this]

[sociallocker id=”3936″] [/sociallocker]

Leave a Reply

Mais em Barcelona, Espanha, Europa
Sagrada Familia Barcelona
Melhores lugares para se visitar em Barcelona

Melhores lugares para visitar em Barcelona A cidade de Barcelona tem tudo para qualquer tipo de público. Parece exagero, mas...

Fechar