Os tradicionais mercados de natal na Europa

Natal na Europa é um momento mágico, repleto de bolos elaborados com receitas de livros medievais, e claro, um lindo e colorido mercado de natal que na maioria dos casos, atraem multidões a cada dezembro.

Na Europa, diante de uma catedral e entorno de uma praça,  geralmente muitos mercados começam quatro domingos antes do Natal, quando tem início o Advento. A maioria termina em 24 de dezembro, especialmente nos países germânicos, onde véspera de Natal é reservada para preparar a árvore em casa. Em outros lugares, mantém as comemorações até 6 de janeiro.

Não há melhor maneira de passar essa época festiva do que com uma pausa para explorar os melhores mercados sazonais da Europa.

Os Mercados de Natal tem sido durante séculos uma grande atração no inverno europeu, artesãos locais de cada região exibem seus produtos aos visitantes. Os tradicionais, presentes artesanais de Natal estão disponíveis em abundância, assim como sapatinhos para decorar a casa e alimentar a imaginação das crianças, esculturas em madeira e biscoito de gengibre.

A idade dos primeiros mercados de natal, é um pouco incerta. A história dos mercados de Natal remonta à Idade Média , na região de língua alemã da Europa. É atribuído a Viena, Áustria, o primeiro mercado de natal que se tem notícia (1294). Depois deste, temos Munique (1310), Frankfurt (1393), Dresden (1434) e Nuremberg (1616) e desde então têm sido uma atração para milhões de pessoas.

Em muitas cidades na Alemanha e na Áustria, o Advento é geralmente iniciada com a abertura do mercado de Natal ou “Weihnachtsmarkt”. No sul da Alemanha e Áustria, às vezes é chamado de “Christkind Markt” ( que em alemão significa literalmente “mercado do Menino Jesus”).

Os Mercados de Natal

As atrações populares no mercado incluem o Presépio, Zwetschgenmännle (figuras feitas de ameixas secas decoradas), Nussknacker (Quebra-nozes ), além das guloseimas como biscoitos tradicionais de Natal, como Lebkuchen e Magenbrot ( ambas as formas de suave de gengibre ), as salsichas especiais de cada cidade, e para muitos, o principal: Glühwein , vinho quente (com ou sem uma dose de brandy ) com especiarias. É uma delícia. Ambos ajudam a evitar o ar frio do inverno, que às vezes cai abaixo de zero.

Especialidades gastronomicas mais regionais incluem Christstollen ( Stollen ), uma espécie de pão com frutas cristalizadas na Saxônia, Apfelwein e Frankfurter Bethmännchen em Hesse. Muitos outros artigos artesanais, brinquedos, livros, árvores de Natal decorações e enfeites podem ser encontrado em um mercado de Natal.

Veja este vídeo (em inglês) que mostra os 10 principais Mercados de Natal da Europa:

 

Conheça os principais mercados de Natal da Europa

Amsterdam, Holanda

Com 26 mercados de Natal, Amsterdam tem muitas opções de barracas para você navegar. O maior mercado e mais colorido é no Albert Cuypstraat, onde você pode comprar lanches, bem como brinquedos, roupas e enfeites natalinos.

Antuérpia, Bélgica

Antuérpia é o destino perfeito para uma noite romântica num Mercado de Natal, as luzes brilhantes em meio à arquitetura históricos, carinhosamente decorados com barracas de madeiras que vendem todos os tipos de guloseimas tradicionais e uma grande variedade de deliciosas comidas, além disso, poder aproveitar os muitos concertos de Natal realizados na cidade.

Baden-Baden, Alemanha

O mercado de Natal de Baden-Baden fica na encosta da lendária Floresta Negra. O presépio vivo é uma das principais atrações no mercado. O Natal em Baden-Baden de tem o seu próprio charme, seja no cenário iluminado do Kurhaus, o famoso e mais antigo cassino da Alemanha ou perto dos famosos parques e jardins da Avenida ‘Lichtentaler Allee’. As festividades também incluem uma grande variedade de entretenimento sazonal como a música tradicional da Baviera e dançarinos.

Basiléia, Suíça

Localizado no Rio Reno na fronteira com a França e a Alemanha, a Basiléia possui o maior e mais tradicional mercado de Natal da Suíça, além de possuir a rua mais extensa iluminada com decoração de natal da Europa. No coração do centro histórico da Cidade Velha, mais de 150 barracas oferecem artesanatos e delícias culinárias. A cidade está cheia de crianças cantando coros natalinos, criando um ambiente ainda mais emotivo. Graças à sua localização única, Basiléia é um ponto de partida ideal para visitar a outros mercados de Natal na Alemanha e na França.

Berlim, Alemanha

Berlim poderia facilmente ser descrita como a capital do Mercado de Natal tradicional, tem mais de 50 em toda a cidade. Um dos mais populares mercados de Natal em Berlim, recebe em torno de 4 milhões de visitantes, está situado ao lado da Igreja Memorial Kaiser Wilhelm.
Já o tradicional mercado de Natal da “Gendarmenmarkt” vale uma visita, pois está localizado em uma das praças mais bonitas da Europa.
Não perca o bonito mercado de Natal em frente ao Castelo de Charlottenburg, pois suas torres góticas são banhadas em luz ambiente dando-lhe um toque mais romântico do que os outros mercados. Para apreciar plenamente a beleza deste mercado, não deixe de fazer uma visita à noite.Os mercados de Natal de Berlim são considerados alguns dos maiores e mais extravagante na Alemanha.

Bruges, Bélgica

Conhecida como a Veneza do Norte, Bruges é uma das cidades mais pitorescas da Europa. Em um cenário belo, com ruas pavimentadas, edifícios históricos, carruagens por todos os lados, além de charmosos canais e muitas lojas tentadoras.
Há poucos mercados de Natal na cidade, as barracas estão centradas na Grote Markt (que tem uma pista de patinação no gelo).
Não perca uma visita a uma das famosas lojas de chocolate tradicionais, onde você pode provar e comprar os deliciosos chocolates feitos à mão.
As festividades incluem também um festival de esculturas de gelo, que acontece a partir de 23 novembro até 6 de janeiro.

Bruxelas, Bélgica

As charmosas ruas e praças de Bruxelas se transformam em uma das maravilhas do inverno com um mercado de Natal encantador. A beleza da Grand Place iluminada por centenas de barracas de madeira que vendem especialidades locais requintadas. O mercado de Natal agora se estende ao longo das ruas de Grand Place, Place Sainte Catherine, abrangendo quase 2 km.
Maravilhe-se com as deslumbrantes fachadas barrocas, o clássico presépio e imponente árvore de Natal. Os coros natalinos e concertos de Natal completam o ambiente que encanta os visitantes a cada ano.
As atividades incluem ainda uma pista de patinação e uma roda gigante de 200 metros, iluminada com 18.000 luzes.

Budapeste, Hungria

O Mercado de Natal de Budapeste na Praça Vörösmarty oferece a autenticidade das celebrações, com comida tradicional, danças folclóricas e música ao vivo que podem ser encontrados diariamente. Todos os produtos vendidos no mercado são tradicionalmente feito à mão, distribuídos em 150 barracas com muita arte e cultura local, incluindo teatros de fantoches e o autêntico sabor de uma culinária de Natal húngara. Não deixe de experimentar o Kürtőskalács or kürtős kalács (também conhecido como bolo chaminé)

Kürtőskalács or kürtős kalács

Colônia, Alemanha

Colônia, como muitas cidades na Alemanha, têm vários mercados de Natal, são seis principais cada qual com seu encanto.
O mercado na Catedral de Colônia é o mais impressionante devido ao pano de fundo da imponente Catedral e suas magníficas torres góticas. Este mercado em particular atrai milhões de visitantes a cada ano, localizado em torno de uma das maiores árvores de Natal do mundo, com música ao vivo e mais de 120 barracas para desfrutar. Há também o Mercado de Natal dos Anjos (Markt der Engel) em Neumarkt, repleta de figuras de anjos esculpidas em madeiras, a Feira Medieval de Natal (Mittelalterliche Weihnachtsmarkt), uma das mais tradicionais com músicas, roupas, pratos típicos da época medieval, o Mercado do Porto com cerca de 80 tendas brancas, delícias culinárias e shows de piratas. Além disso, o Mercado de Natal Flutuante que pode ser encontrado a bordo de um barco ancorado no rio Reno. Outra visita que vale a pena para quem gosta de algo um pouco mais original é Mercado de Natal da Praça Rudolf (Weihnachtsmarkt auf dem Rudolfplatz), mais conhecido como Mercado de Natal dos Contos de Fadas situado. O mercado inteiro é temático em torno dos contos dos Irmãos Grimm, como Rapunzel, Cinderela, Branca de Neve e Rumpelstiltskin.

Colonia Mercado de Natal

Copenhaguem, Dinamarca

O principal Mercado de Natal de Copenhague é realizado em Tivoli, o famoso e histórico parque de diversões da cidade, que fica todo decorado para o Natal com mais de meio milhão de luzes em centenas de árvores iluminando as barracas, o parque e as esculturas no gelo.
Há cerca de 60 barracas coloridas, vendendo artesanato e decoração, tais como bonecas de Copenhague de madeira e porcelana. A partir de meados de Novembro Tivoli se transforma com uma infestação de Nisses (duende dinamarquês de Natal).
Também é possível patinar, o lago que se transforma em uma pista de patinação no gelo ao ar livre. Além disso, entre o Natal e o Ano Novo há queima de fogos de artifício. Não deixe de conhecer também os mercados ao longo canal de Nyhavn e da Rua Christiania.

Mercado de Natal Tivoli

Cracóvia, Polônia

O Mercado de Natal da Cracóvia tem a atmosfera mais bonita Polônia. Um grande mercado tradicional de Natal fica na Praça Kraków’s Rynek Glówny, no centro histórico da Cidade Velha. Barracas de madeira vendem vidro de corte polonês, decorações artesanais de Natal e doces ao som de canções antigas e danças folclóricas.

Dresden, Alemanha

Os mercados de Natal transformam a cidade uma das maravilhas do inverno, repleta de luzes brilhantes e festividade. O Mercado de Natal de Dresden, tradicionalmente conhecido como ‘Striezelmarkt’, é um dos mercados mais antigos da Alemanha, que começou por volta de 1434.
Com mais de 230 barracas cuidadosamente decoradas, o mercado oferece uma riqueza de artesanatos regionais feitos pelos melhores artesões, além disso, possui a maior pirâmide de Natal do mundo. Há muitos outros mercados que podem ser encontrados ao redor da cidade, cada um com suas atrações e um charme especial, afinal, Dresden é considerada a “Cidade do Natal”.

Dresden Mercado de Natal - Foto Joao Cesar da Escossia

Erfurt, Alemanha

O Mercado de Natal de Erfurt é um dos maiores da Alemanha e considerado um dos mais charmosos do país.
Erfurt possui um dos bairros medievais mais bem preservados e antigos da Alemanha, o que fornece um ambiente atmosférico perfeito para as 200 barracas que vendem artesanatos regionais e deliciosas iguarias da culinária alemã, além de uma enorme árvore de Natal à luz de velas e um presépio com figuras de madeira quase em tamanho natural.

Estrasburgo, França

Considerada uma das mais belas cidades da Europa, Estrasburgo na região de Alsácia, possui o melhor mercado de Natal da França, com coros natalinos, pista de gelo e barracas de madeira.
O mercado de Natal de Estrasburgo é mais antigo mercado de Natal na França, realizado desde 1570 no pitoresco centro da cidade, em torno da catedral histórica, que deu à cidade uma reputação de manter a tradição e cultura.

Frankfurt, Alemanha

O Mercado de Natal de Frankfurt é um dos mais antigos e populares da Alemanha, com mais de 600 anos de história.
O mercado é realizado em frente à Câmara Municipal, com uma gigantesca árvore ricamente decorada. Possui mais de 240 barracas que oferecem originais enfeites feitos à mão, esculturas, decorações e comidas natalinas.

Mercado de Natal de Frankfurt

Heidelberg, Alemanha

O Mercado de Natal de Heidelberg possui seis diferentes mercados com mais de 140 barracas lindamente decoradas, cercado por luzes brilhantes. Localizado dentro do recinto do Castelo de Heidelberg este mercado é rico em tradição, por isso é considerado um dos eventos mais emblemáticos da cidade. Destaque para pista de patinação no gelo em uma das paisagens mais românticas da Alemanha, tendo o Castelo de Heidelberg como pano de fundo.

Munique, Alemanha

No final de novembro de cada ano, Munique é transformada em uma das maravilhas do inverno que hospeda um dos melhores mercados de Natal do mundo. O pano de fundo histórico da cidade oferece um cenário magnífico para as festividades com luzes brilhantes, cabanas de madeira e árvores de Natal espetaculares. O mais famoso de todos os mercados de Natal em Munique é a Marienplatz, situado em frente à prefeitura da cidade. Este mercado tem suas raízes que datam o século 14. Possui 200 barracas decoradas e oferece concertos diários.
O mercado de Natal na Sendlinger Tor possui mais de 40 barracas em volta do portão mais antigo da cidade onde é possível comprar especiarias, chás e óleos orientais. Destaque para as famosas esculturas esculpidas em sabão. Tem também o mercado Chinesischer Turm, no Englischer Garten, o Mercado de Natal Medieval (Mittelaltermarkt) repleto de cavaleiros e comidas medievais e o Kripperlmarkt, o maior mercado de presépios da Alemanha.

Nuremberg, Alemanha

É o Mercado de Natal mais conhecida do mundo, todo ano mais de 2 milhões de visitantes de todo o planeta visitam a feira. Apesar de ser um dos maiores mercados e mais famosos da Alemanha, Nuremberg é rica em tradição e ainda consegue manter-se como um dos mercados alemães mais autênticos.
O mais antigo mercado é o Christkindlesmarkt, seu primeiro registro oficial é de 1628, com uma variedade de artesanato em madeira e ornamentos, além das famosas figuras feitas de ameixas secas (Zwetschgenmännchen) e de anjos de metal. Todas as 180 barracas estão bem decoradas, seus donos competem todos os anos pelo prêmio da “barraca de natal mais decorada”. O vencedor é premiado com uma “Zwetschgenmännchen” de ouro. A estrela principal do mercado é a Christkind, o anjo que aparece todo dia na Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) para ler as histórias em torno da árvore de Natal.

Mercado de Natal de Nuremberg Alemanha

Paris, França

Os Mercados Natal de Paris oferecem uma experiência verdadeiramente espetacular. A temporada de inverno na cidade luz é muito popular, o maior mercado de Natal se estende desde a Champs-Elysées em torno da Place de la Concorde. Outro mercado que vale a pena é o da La Défense, perto da Grande Arche. A Montparnasse abriga um mercado singular especializado em iguarias regionais francesas. Não deixe de visitar a Place des Abbesses, o belo mercado de Natal, que está situado no coração do encantador bairro de Montmartre.

Praga, República Tcheca

Os Mercados Natal de Praga são considerados um dos melhores da Europa. Os dois melhores estão na Old Town Square e Wenceslas Square, com 150 barracas de madeira. O mercado na Cidade Velha é uma das atrações mais icônicas, coberta de luzes brilhantes, presépios lindamente esculpidos, bem como barracas vendendo brinquedos de madeira, cristais da Boêmia, joias artesanais e as clássicas marionetes Tchecas. Coros natalinos podem ser ouvidos em todo o mercado, o destaque fica por conta da bela arquitetura que fica ainda mais deslumbrante com a iluminação à noite. Não deixe de experimentar o Trdlo Trdelník . Veja o filme abaixo:

Rothenburg ob der Tauber, Alemanha

Uma vez por ano, a cidade medieval de Rothenburg transforma-se em uma das maravilhas do inverno. Suas ruas de paralelepípedos decoradas parecem ter saído de uma pintura ou uma página de um livro. No mercado de Natal ao redor da prefeitura é possível encontrar bolos de Natal de todas as formas e tamanhos. Rothenburg abriga a loja de Natal mais charmosa do mundo, a Wohlfahrts Kathe que vende requintadas obras de arte tradicionais de Natal.

Salzburgo, Áustria

O Mercado de Natal de Salzburgo é tão charmoso quanto à própria cidade. Rodeado por um cenário de inverno dos Alpes, o mercado no centro histórico da cidade proporciona um ambiente verdadeiramente festivo, com coros e concertos de músicas natalinas. Menor e mais intimista que outros mercados, possuí apenas 85 barracas. Outro mercado encantador está erguido acima dos telhados da cidade, no pátio da Fortaleza Hohensalzburg, de onde os visitantes podem desfrutar de uma vista deslumbrante da cidade iluminada.O mercado do Castelo Hellbrunn também é uma atração popular entre os visitantes, com sua arquitetura exuberante além de várias renas, proporcionando uma atmosfera única. Além disso, o castelo se transforma em um calendário gigante com cada uma de suas 24 janelas iluminadas na contagem regressiva para o Natal.

Neste vídeo, do apresentador e viajante profissional, Rick Steves, apresenta o Natal na Áustria. Recomendo muito a assistir a este vídeo (em inglês)

 

Viena, Áustria

Os Mercados de Natal de Viena iluminam a cidade velha dando um clima nostálgico e romântico, com 25 mercados espalhados pela cidade.
Um dos destaques é o tradicional mercado do Viena na City Hall Square também conhecido como o Christkindlmarkt Wiener em Rathausplatz, o belo cenário faz com que seja o mais popular em Viena, pois possui dezenas de grandes árvores de Natal e uma pista de patinação no gelo. O Christkindlmarkt Altwiener no Freyung também vale uma visita.
O deslumbrante Palácio de Schönbrunn, antiga residência de verão dos imperadores austríacos, oferece outro espetacular pano de fundo para um mercado de Natal.

E você, ainda não está convencido??

Veja os 6 motivos que aconselho, para visitar a Europa nesta época, leia aqui.

 

Boa viagem!

[icon color=”#dd3333″ size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-envelope”] Assine a nossa newsletter, e receba em seu email dicas legais como esta. Clique aqui para assinar gratuitamente.

[icon color=”#f1c40f” size=”32px” target=”_blank” name=”awesome-book”] Talvez você também se interesse por:

[catlist name=europa numberposts=4 excludeposts=this]
[sociallocker id=”3936″] [/sociallocker]

Leave a Reply

Mais em Europa
Mercado de Natal de Nuremberg
Seis razões para visitar a Europa neste inverno

A Europa, é um dos roteiros preferidos durante o ano todo. Entretanto, no período de férias, hordas de turistas invadem...

Fechar