Guia definitivo de como reservar hotel. Dicas e macetes

Guia de como reservar hotel.

Esta é uma das perguntas mais frequentes que recebo. Como eu faço para reservar um hotel legal e não pagar os tubos??

Realmente, esta é uma das principais fases de um planejamento de uma viagem. A escolha do Hotel.

A reserva de hotéis sempre é um passo essencial para o sucesso da sua viagem, e que determina boa parte do seu conforto e descanso no intervalo dos passeios e compras. Pra muita gente, encontrar um hotel abaixo das expectativas logo no início da viagem pode ser um desastre e acabar com a diversão de vez, e por isso saber como reservar o seu hotel pode evitar surpresas desagradáveis. A sorte da nova geração de viajantes é que a reserva de hotéis não é feita mais através de listas telefônicas ou anúncios de revista, e temos muitas ferramentas na internet que podem ser usadas para reservar um bom hotel e o melhor: conseguindo um excelente preço.

A escolha do Hotel, passa por 4 fatores:

  1. Bem localizado;
  2. Preço barato;
  3. Conforto
  4. Mimo, luxo e paparico;

O nirvana é conseguir os 4 fatores juntos, porém, não é impossível. Tudo começa com um bom planejamento.

Neste artigo, vou sugerir algumas dicas que costumo utilizar para que o Hotel seja uma experiência incrivel na viagem, e não uma dor de cabeça sem fim.

Vamos lá.

Opções seguras

As opções mais seguras para a reserva de hotéis incluem referências e sites de descontos, bem como algumas ferramentas para descobrir a localização e os acessos de determinada estadia que possamos escolher.

O primeiro passo para conseguir exatamente o hotel que você precisa é localizar as opções na região de destino e filtrar os resultados, e para isso existem sites especializados nesse tipo de busca. Recomendo o Booking.com, que além de ser uma empresa parceira da Sobreviagens.com, é o site que utilizo para fazer minhas reservas (já fiz mais de 45 reservas pelo Booking.com). O Booking.com  pode oferecer a busca de hotéis de todas as categorias de preços. As tarifas da Booking.com costumam ser as mais baixas e agora oferecem também vários hostels, pousadas, apartamentos, além de hotéis.

Repare nas lista de opções que o Booking.com irá oferecer (geralmente cobre todos os hotéis de uma determinada região).

Esta é a lista com que você irá trabalhar. Procurando as melhores opções e fugindo das roubadas.

[icon color=”#94d800″ style=”icon-spin” size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-hand-right”] Recomendo a leitura do artigo: Tutorial explicativo de como fazer reserva de hoteis no Booking.com

 

1) Localização – conheça a vizinhança

A escolha da localização é o próximo passo para a escolha de seu Hotel. Acredito que não adianta conseguir um hotel maravilhoso, barato, com conforto em um lugar perigoso ou muito distante. Vai ser uma roubada (desculpe o trocadilho, não resisti 🙂 ). É importante identificar os pontos de interesse de seu destino: os lugares que você quer muito visitar. Preste atenção onde a maior parte deles se concentra.

O próprio site da Booking.com oferece um mapa para você escolher a localização.  Veja na figura abaixo, onde encontrar.

Indicacao-de-Mapa

Isso dará a você uma idéia de localização de seu hotel, bem como as atrações próximas.Repare na imagem abaixo (o mapa de Roma), onde aparecem “pinos” de localização em várias cores. O pino de cor laranja, indica todos os hotéis que estão disponíveis e que atendem ao seu critério (número de pessoas, etc…). Os pinos de cor cinza (indicado pela seta de cor cinza), são os hotéis que não possuem disponibilidade ou que não atendem aos seus critérios. Os pinos na cor azul, são as atrações do local.

Mapa-do-Booking.com

A outra opção para verificar a localização, é utilizar o Google Maps. É fantástico, pois você poderá “andar” na redondeza no hotel, vendo e avaliando a sua vizinhança.

Vá ao Google Maps, clique aqui. Digite o nome do hotel, onde indicado pela seta vermelha.

Digite-o-nome-do-hotel

Voce receberá o mapa onde está localizado o seu hotel. Verifique se existe estação de metrô/trem/ônibus, restaurantes, bares e lojas. Caso queira “andar” pela vizinhança, ative o StreetView. Clique onde está indicado na seta vermelha.

Google Street View

 

Você verá uma imagem do local onde está o seu hotel. Voce pode “caminha” como se estivesse lá. Avalie bem a redondeza.

Vista-do-Street-View

É importante saber que algumas cidades na Europa, por exemplo, dividem a área de circulação em zonas (por exemplo, Londres e Munique). O que
significa que para transitar de uma zona para outra, você pagará mais caro. Considerando isso, muitas vezes, aquele hotel barato mais afastado do centro não será um bom negócio se você tiver que atravessar todos os dias mais de uma zona para chegar até onde estão os atrativos da cidade.

 

2) Avaliações do Hotel – conheça o seu Hotel

O segundo passo, é conhecer um pouco mais sobre o hotel que você pretende ficar.

Existem vários sites com comentários de pessoas que já se hospedaram no hotel.

Recomendo passar no site http://www.raveable.com/ que faz um sumário dos principais serviços de avaliação de hotéis, além de exibir um índice de limpeza do hotel em relação a insetos.

Indice-de-insetos www.raveable.com

Vale a pena também conferir o TripAdvisor, que é um dos maiores sites de avaliação de hotéis. Porém, existem vários tipos de comentários lá. Muitos hotéis, compram recomendações, ou seja, pagam para pessoas fazerem recomendações de seu hotel. Outros hotéis, estimulam os seus hóspedes a fazerem recomendações positivas em troca de prêmios, etc… Isso pode gerar um índice melhor para um determinado hotel, sem que ele seja realmente bom.

Porém, o Tripadvisor possui uma funcionalidade realmente interessante, que é mostrar as fotos tiradas pelos viajantes. Essas fotos, geralmente são tiradas por um celular e não possuem efeitos especiais (photoshop, iluminação, etc…) ou seja, “a vida como ela é “. Na parte superior do site, escreva o nome do hotel que pretende ficar. Ao aparecer as informações do hotel, clique em “Fotos dos viajantes” (indicado pela seta vermelha). Avalie as fotos. Quando existe algum tipo de problema, limpeza ou má-conservação (mofo, mobília quebrada, etc…)

Tripadvisor

 

Para ter uma noção mais próxima da realidade, eu prefiro ver as resenhas do Booking.com . Por que? porque para deixar registrado uma opinião sobre o Hotel, você terá que ter ficado realmente no hotel. Ou seja, somente as pessoas que usaram o Booking.com e se hospedaram no hotel, é que poderão deixar uma resenha ou avalaliação do Hotel. Isso é realmente muito importante, pois evita aquela compra de recomendações…. Ah, mas mesmo assim, use um “filtro” para analisar as resenhas. Muito hotéis, ainda assim, estimulam os seus hóspedes a deixarem resenhas positivas, fornecendo descontos ao voltarem. Isso não fará com que um hotel ruim vire um hotel bom. Porém, isso fará com que os hotéis mas engajados em estimular os seus hóspedes tenham uma nota maior do que outros menos engajados. Por isso, é bom saber destas informações e avaliar as resenhas com outros olhos.

Para saber a avaliação de um determinado hotel no Booking.com , quando estiver pesquisando por hotéis, selecione a opção para ordenar os hotéis conforme a avaliação dos hóspedes. Veja na imagem abaixo, onde indica a seta vermelha.

Selecao-de-Avaliacoes-Booking.com

 

Quando você selecionar algum hotel, você pdoerá ver os detalhes da avaliação. Clique onde indica a seta vermelha:

Indicacao-de-avaliacao-dos-hospedes

Repare nas avaliações deixadas pelos hóspedes. Eu costuma eliminar aquelas avaliações “fora da curva”, ou seja, as extremamente perfeitas e as e horriveis. Vejo a frequencia das avaliações boas e ruins. A dica é: use bom senso.

Avaliacao-dos-hospedes

Também é muito importante conhecer o que você irá levar, ou seja, se está incluso café da manhã, almoço, janta, transfer, cofre, aquecimento, ventilador, ar condicionado, estacionamento. Ou ainda, o que não está incluso no preço. Muitos hotéis cobram os impostos e as taxas de serviço quando do check-out. Fique atento (ex: em Las Vegas, muitos hoteís cobram a taxa de resort +- Usd$ 28.00). Caso você esteja pesquisando hostels, verifique as informações de lençóis e toalhas.

 

3) Preço – busque o menor preço

Deixei o preço para o final, pois nem sempre um hotel caro, é um hotel bom para você ficar. Ou melhor dizendo, nem sempre o preço é o fator decisivo para que você fique em um hotel maravilhoso.

Eu costumo planejar a minha viagem com bastante antecedência. Já notei que o preço do hotel somente aumenta com o passar do tempo (aproximação da viagem). Isso acontece principalmente em cidades muito procuradas como New York, Roma, Amsterdam, etc…

Quando os hotéis não alcançam a sua expectativa de ocupação, costumam fazer promoções chamadas “Last minute” (último minuto). Falarei mais adiante.

Qual é a minha estratégia para conseguir o menor preço

Costumo usar a Booking.com , para fazer minhas reservas com antecedencia. Geralmente escolho tarifas que não precisam pagar antecipado e ainda com cancelamento gratuito. Veja este post como fazer reserva no Booking.com

Para aproveitar as promoções de última hora, a medida que se aproxima a data de minha viagem, costumo verificar se existe alguma promoção. Geralmente as promoções, são para pagamento antecipado sem direito a cancelamento. Por isso deixo de fazer próximo (um ou dois meses) antes de minha viagem, para evitar contratempos.

[icon color=”#94d800″ style=”icon-spin” size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-thumbs-up”] Para promoções de última hora, recomendo ler o artigo: Last Minute – Promoções de última hora – Dica de como reservar Hotel 5 estrelas pagando muito menos (pelo preço de 3 estrelas)

 

[icon color=”#dd3333″ size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-envelope”] Assine a nossa newsletter, e receba em seu email dicas legais como esta. Clique aqui para assinar gratuitamente.

[icon color=”#dd3333″ size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-book”] Você pode se interessar também por estes artigos:

[catlist name=super-dicas numberposts=5 excludeposts=this]

[sociallocker id=”3936″] [/sociallocker]

E você, conhece alguma dica legal? Conta para a gente.

Deixe sua dica nos comentários, ali em baixo.

 

Leave a Reply

Mais em Hotéis, Super dicas
Tutorial explicativo de como fazer reserva de hoteis no Booking.com

Tutorial explicativo de como fazer reserva de hoteis no Booking.com Fazer uma reserva na Booking.com é muito simples e seguro. Este tutorial,...

Fechar