Faça sua viagem render mais – Dicas sobre Stopover

Dicas sobre Stopover…. Já ouviu falar nesse termo? Sabe como funciona?

O que é Stopover?

A resposta curta é uma parada entre um segmento e outro de uma viagem. Porém, para facilitar o entendimeto, vamos explicar os tipos de paradas em trechos de viagem aérea:

  • escala (parada em que você continua no mesmo avião) ou
  • conexão (quando há troca de avião)

Nestes tipos de paradas acima, você fica algumas horas ou no avião ou no aeroporto e segue viagem. Entretanto, existe um tipo de parada, que você pode ficar alguns dias na cidade de conexão, sem acréscimo ou com um pequeno acréscimo no preço de seu bilhete aéreo. Esta parada, chama-se Stopover.

E o que isso muda a minha viagem?

Você consegue visitar mais cidades, pagando menos (ou usando menos milhas do que se fosse fazer estes trechos individualmente).

Como funciona um Stopover?

Para facilitar, vamos simular 🙂  uma viagem do Brasil para Londres através da Alitalia. O voo normal possui uma conexão em Roma ou Milão, que seria chegar pela manha e seguir para Londres algumas horas depois. OU… fazer um stopover, ou seja, ficar em uma destas cidades, e não pagar mais por isso. Por exemplo, ficar 3  ou 4 dias em Roma e seguir para Londres.

Os stopovers podem ser feitos sempre exista uma escala ou conexão em seu voo, seja ele nacional ou internacional. Entretanto, depende de cada empresa aérea e das regras de seu bilhete.

As empresa que permitem a parada podem cobrar uma taxa por ela ou oferecê-la gratuitamente como benefício adicional a seus passageiros. Também é comum que o stopover gratuito seja o atrativo de alguma promoção aérea, especialmente em voos internacionais.

[icon color=”#dd3333″ size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-bullhorn”] Importante: Você deverá decidir sobre o stopover ANTES de comprar o seu bilhete aéreo.

Como fico sabendo se é possível stopover?

A maior parte dos vôos de longa duração contam com as famosas conexões, paradas no meio da viagem para troca de aeronave, porém, a possibilidade de Stopover dependerá de cada companhia, então será necessário entrar em contato com a empresa e fazer quatro perguntinhas:

  1. Se terá voos com esclas ou conexões;
  2. Se existe possibilidade de Stopover;
  3. Se há taxa extra para stopover e o valor da taxa.
  4. Período permitido para o stopover

A outra maneira,  é utilizar próprio site da companhia aérea, através da opção “múltiplos destinos, várias cidades, etc”.

Você escolhe a origem, o local onde será feito a parada, e o destino final. Para certificar-se de que você não irá pagar a mais por isso, vale comparar o quanto ficaria o trecho completo, sem stopover, e o trecho segmentado, com a parada.

Atenção!

  • Não deixe para perguntar se tem stopover depois que comprou a passagens. Faça isso antes comprar o bilhete da passagem aérea;
  • Período de estadia no destino intermediário vai depender de cada empresa, normalmente são 30 dias;

Consigo emitir passagens com Stopover através de meu programa de fidelidade?

Depende. Algumas empresas aéreas aceitam outra não. Por exemplo, o Programa Fidelidade da TAM (Leia aqui), não aceita stopover. Entretanto, o Smiles permite. Vou dar o exemplo do Smiles para emissão de Stopover:

Regras do Smiles à respeito do stopovrer:

  • A parada deve ser na região de destino da viagem;
  • É necessário ficar no mínimo 24 horas no destino antes de prosseguir no próximo trecho;
  • Não é cobrado quantidade de milhas extras pelo stopover;
  • Não é permitido passar na mesma cidade 2x (nem como conexão);
  • Não é permitido quando envolver apenas países da Europa;
  • Não é permitido quando envolver vôos puramente domésticos;
  • Só é permitido 1 stopover por trecho da viagem.

Alguns passos importantes:

[icon color=”#94d800″ size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-ok”] Primeiro Passo: Verificar a disponibilidade pelo site Smiles (www.smiles.com.br);
[icon color=”#94d800″ size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-ok”] Segundo Passo: Faça busca de disponibilidade do aeroporto da sua cidade ou da cidade que esteja para o destino que deseja;
Exemplo: 27/08 – GRU-JFK – (stopover), 06/09 – JFK-MCO – (destino).
Desta maneira, você compra uma GRU (São Paulo) Orlando, com parada em Nova York. Legal, né 🙂
[icon color=”#94d800″ size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-ok”] Terceiro Passo: Stopover SÓ É PERMITIDO via Central de Atendimento, é necessário ligar no 0300 do Smiles;
[icon color=”#94d800″ size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-ok”] Quarto Passo: Diga que quer emitir uma passagem fazendo uma parada intermediária. Informar números dos voos e as datas (você já pesquisou no site do Smiles – Primeiro Passo).
Ok, pequeno gafanhoto, e agora? Segue as perguntas mais frequentes:
  • Posso simplesmente desembarcar na conexão/escola e fica na cidade?

NÃO, não pode. É importante solicitar o stopover no momento da compra, dessa forma ficará registrado no sistema da empresa e seguir seu destino sem complicações futura.

  • Posso solicitar o stopover on-line?

Se a empresa disponibilizar a opção “destinos múltiplos”, SIM. Na dúvida ligue no SAC da empresa antes de começar a fazer a reserva.

  • Quando não tem a opção “destinos múltiplos” na hora da reserva o que faço? Call center é a melhor escolha e os atendentes tem mais opções no sistema deles ou procure sua agencia de viagem que eles fazem isso para você.
  • Posso levar minhas malas na minha parada?

Pode sim. Mas não esqueça da logística da empresa. Você precisa avisar a companhia que suas malas vão descer junto com você. Se você não avisar, tenha certeza que a única mala que ficará com você será a de mão.

  • Mas se eu não tiver bagagens no porão?

Se desembarcar para ficar na cidade sem autorização, só porque não tem mala pra levar, você será considerado um passageiro “no show” no segundo trecho de viagem e terá que pagar taxas e a diferença de tarifária e não pense que no segundo trecho sentará no assento escolhido, será o assento disponível pela companhia.

[icon color=”#dd3333″ size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-envelope”] Assine a nossa newsletter, e receba em seu email dicas legais como esta. Clique aqui para assinar gratuitamente.

[icon color=”#f1c40f” size=”32px” target=”_blank” name=”awesome-book”] Talvez você também se interesse por:

[catlist name=super-dicas numberposts=4 excludeposts=this]
[sociallocker id=”3936″] [/sociallocker]

E você, já utilizou stopover? Conte para gente.

Leave a Reply

Mais em Dicas de Viagem, Passagem aérea, Planejamento de viagem, Super dicas
9 coisas que você precisa saber antes de fazer uso do seu celular no exterior

Sabemos que nos dias de hoje ter celular não é mais luxo e sim necessidade principalmente para quem viaja muito...

Fechar