Dicas de Veneza, La Serenissima

Dicas de Veneza, por alguns instantes nos remeta a ideia de estarmos em uma espécie de labirinto com grandes e pequenos canais espalhados pela laguna no nordeste da Itália. Uma das sensações que se tem ao chegar em Veneza é que se estar em outro mundo.

Veneza foi erguida no meio de um lago com ruas aquáticas, os barcos transformam-se em veículos circulando por pontezinhas e praças com seus minuciosos detalhes em dourado escondidos em uma exorbitante arquitetura bizantina.

Planeje sua viagem com antecedência por alguns motivos como a cidade disputada pelos turísticas, logo você precisa garantir sua hospedagem, evite meses de alta temporada que é a estação do verão, os lugares terão descontos legais e será mais econômica se hospedar e a cidade fica menos tumultuada para ser apreciada.

Saiba todas as dicas de Veneza

[tabgroup][tab title=”Quando ir”]

Veneza é o tipo de lugar que fica cheia de turistas no verão, no inverno que tudo fica lindo e romântico, ou até mesmo na época do Carnaval que a transforma em cenário com seus mascarados super misteriosos.

    • Janeiro e Fevereiro — São os meses mais frio do ano. Você poderá apreciar neve ao chão mesmo que por poucas horas. Leve roupas de frio;
    • Março a Maio — Marca a mudança do inverno para a primavera. Não esqueça de curtir o famoso e espetacular mundialmente conhecido Carnaval de Veneza com seus mascarados misteriosos.
    • Junho –  Aproveite esse mês para conhecer a noite de Veneza sem o calor extremo do verão, vá aos diversos bares e restaurantes e permita-se encantar pelo mistério e sedução da noite Veneziana. Curta também a Festa del Redentore
    • Julho e  Agosto — Meses extremamente quentes, muito favorável para passeios de gôndolas, não esqueçam de um bom protetor solar, roupas leves e chinelinhos confortáveis. Aproveite para abusar do gellato (Gelato contém em média 50 a 60% menos gordura que o sorvete), e  se você curte drink no final do dia experimente Bellini feito a
    • base  de  polpa de pêssego branco e espumante prosecco italiano.
    • Setembro — Festival Internacional de Cinema de Veneza no Palazzo del Cinema e a corrida de gôndolas Regatta Storica;
    • Novembro e Dezembro –  Período com temperatura agradável, mas cuidado, a cidade pode ser inundada pela maré alta.
    • Alta temporada de abril  a  outubro, mas fica a dica de que o melhor período para visitar  Veneza é do final de maio a março e de outubro a setembro.

Veneza está além dos passeios românticos de gôndolas, simplesmente Veneza é uma extraordinária demonstração de até onde a criatividade do ser humano pode chegar. E a mesma acaba por tornar-se fonte de inspiração e criatividade. Então deixe-se levar por toda sua magia, jogue-se, perca-se, fotografe, sonhe e namore. Permita-se ser encantado.

Dica: Confira o clima antes de sair (Meteorologia)

Janeiro Máxima média 6ºC e Mínima média 0ºC
Fevereiro Máxima média 8ºC e Mínima média 0ºC
Março Máxima média 12ºC e Mínima média 5ºC
Abril Máxima média 18ºC e Mínima média 10ºC
Maio Máxima média 22ºC e Mínima média 14ºC
Junho Máxima média 26ºC e Mínima média 18ºC
Julho Máxima média 29ºC e Mínima média 20ºC
Agosto Máxima média 29ºC e Mínima média 20ºC
Setembro Máxima média 24ºC e Mínima média 16ºC
Outubro Máxima média 19ºC e Mínima média 10ºC
Novembro Máxima média 13ºC e Mínima média 6ºC
Dezembro Máxima média 8ºC e Mínima média 1ºC

[/tab] [tab title=”Como chegar”]

COMPANHIAS AÉREAS que Saem de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/BH e Porto Alegre/RS e chegam ao Aeroporto Marco Polo.

[/tab]

[tab title=”Onde ficar”]

  • Burano — Um pouco longe de Veneza, mas assim como tal é ligada por várias pontezinhas, cheia de casas coloridas e lá você pode passear com mais tranquilidade sem a agitação que possui na região da Piazza San Marco.
  • Ilhas Murano — Murano é reconhecido pelo seus maravilhosos trabalhos em vidro, se você tiver a oportunidade poderá ver de perto a fabricação. Em Murano existem muitos ‘show-room’ onde é possível comprar artigos de vidros. Em Murano há o Museo del Vetro que conta toda a história do vidro.

Em Veneza você pode também se hospedar em Camping e Albergue.

  •  PLUS Camping Jolly  — 10 min do centro, o albergue é limpo, com piscina, bar e restaurante;
  • Albergue Venice  — O albergue é bem simpático e acolhedor, construído em um antigo depósito de grãos.

[/tab]

[tab title=”O que fazer”]

O que fazer é o que não faltará em sua estadia por essa cidade considerada a mais românticas da Itália e mundo a fora. Famosa por acolher museus, monumentos e historia milenar.

Basílica de São Marcos — Não há como você ir a Veneza e não conhecer a Basílica, sendo que é um dos pontos turísticos mais visitados. A Basílica de São Marcos nada mais é do que um dos melhores exemplos de arquitetura bizantina contendo adornos adquiridos em saques mercantilistas. Dica: durante o verão tente chegar cedo, pois a fila é grande.
Campo San Polo — Maior campo e espaço público de Veneza.
Galeria da Academia — Museu de Florença que se dedica a preservar várias obras do fim gótico;
Mercado Rialto — Nada melhor para conhecer os hábitos culinários de uma cidade do que visitar seus mercados, aproveite e divirta-se com situação engraçadas e inusitadas dos feirantes fazendo suas vendas.
Palácio Contarini del Bovolo — Pequeno palácio conhecido pela sua grande escadaria de caracol no seu exterior. Conhecida mundialmente como “Scala Contarini del Bovolo”;
Palácio Ducal — Você ficará deslumbrado com essa verdadeira obra – prima gótica veneziana;
Palácio Grassi – Um belíssimo edifício no meio do Grande Canal todo construído em Marmore Branco.
Ponte dos Suspiros — Situado perto da Piazza San Marco em direção da Riva degli Schiavoni, primeira construção de edifício no mundo designada a ser uma prisão;
Ponte Rialto — É a ponte em arco mais alta do Grande Canal, durante um longo período ela foi a única ligação entre o dois lados do Grande Canal;
Teatro La Fenice  — É o principal teatro lírico da Veneza. Curiosidade: Já foi destruído e reedificado por diversas vezes.

Bom e gostoso é despertar logo cedo e sair descobrindo as ruazinhas e se encantar atravessando as pontes e desvendando as belezas de Veneza. A melhor forma de locomover é a pé, de bicicleta ou de vaporetto.

Vai  de Ônibus?

Essa é a forma  mais barata de chegar a Veneza , pegando o Aerobus no aeroporto Marco Polo a Veneza (Itinerário)

Vai de Vaporetto?

É um transporte público e diga-se de passagem muito caro, o bilhete simples custa 6,50 euros.Um bom uso do passe de vaporetto é comprar o de 24 horas para fazer um tour de todas as ilhas do arquipélago veneziano (Lido, Murano, Giudecca). Existem também passes de vaporetto combinados com o ônibus do aeroporto.

Vai de Táxi-Aquático?

É a forma mais confortável e chique de se chegar até Veneza. (Aqui)

Onde comer:

Veneza é a cidade da culinária internacional e tradicional, existem diversas opções de restaurantes em Veneza para satisfazer os seus próprios cidadãos e os visitantes do mundo inteiro que lotam a cidade todos os anos. Opções são diversas para agradar os cidadãos locais e os turistas.

  • Astoria — Especializado em massas e pizzas e tem preços bastante atraentes;
  • Bacaro  — Botequim veneziano;
  • Barco feira  — Bem estilo cidade flutuante, são esses barcos feira;
  • Harry´s Bar  — Aqui você pode apreciar um drink Bellini;
  • In Riva — Fica na ilha Giudecca, pequeno restaurante com uma comida simples e de bom preço;
  • La Zucca  — Oferece comida boa a preço decente;
  • Mercado Rialto — Nada melhor que comer uma refeição fresquinha.
  • Vera Pizza — Excelente lugar para quem gosta de um canto mais reservado, próxima da Piazzale Roma, que é onde chegam e partem os ônibus para Mestre;

[/tab]

[tab title=”Principais eventos”]

  • Janeiro (5 e 6 de janeiro) — Epifania – durante a celebração católica;
  • Fevereiro (1ª semana) —  Carnaval;
  • Abril (25) – Festa de San Marco;
  • Agosto — Festival de Cinema (fim de agosto);
  • Novembro (21) — Festa da Saúde.

[/tab]

[/tabgroup]

Referências:

Moeda Euro (€)
Lingua oficial Italiano / Veneziano
Necessidade de visto Consulado-Geral do Brasil na Itália – Não é necessário visto.
Site oficial de Veneza Site oficial de Veneza

© Autor da Foto: Dr. Savage

Leave a Reply

Mais em Europa, Itália, Veneza
Dicas de Milao - Duomo
Dicas de Milão

Dicas de Milão são tantas.  Que já de cara podemos ressaltar que a elegância, o charme e o glamour Milão...

Fechar