Dicas de como escolher sua cabine de Cruzeiro

Tudo sobre a Minha cabine

A escolha da cabine é um ponto sensível e que envolve diretamente os custos da viagem. Se for a sua primeira experiência em um navio, o mais aconselhável é que você faça a opção por uma cabine no centro do transatlântico, já que nessa parte do navio o balanço é menor. Na maior parte das viagens o balanço não é muito perceptível, graças a mecanismos que atenuam esse movimento. Mas apesar disso, o pouco balanço pode ser muito ruim para pessoas mais sensíveis, e escolhendo cabines no centro a possibilidade de sentir enjoos é bem menor.

Ainda sim, há diferentes tipos de cabines a serem escolhidas. As mais confortáveis são aquelas dotadas de varandas, chamadas popularmente de cabines externas. Essas cabines externas possuem uma excelente vista para o mar e pode ser o grande diferencial durante sua viagem a bordo. Há ainda as cabines internas, que não tem nada de desconfortáveis, mas podem gerar certo incômodo para os menos acostumados, já que não possuem janelas ou aberturas.

Elas são bem mais baratas que as externas, mas não são as preferidas dos passageiros. Temos ainda as cabines superiores e as suítes, variantes de suítes luxuosas que custam ser mais caras, mas possuem um aumento no conforto significativo. A dica de como escolher sua cabine é que sua primeira viagem seja em uma cabine externa em um cruzeiro rápido, e nos próximos passeios o próprio passageiro estará apto a tirar as próprias conclusões.

[icon color=”#f1c40f” size=”12px” target=”_blank” name=”awesome-book”] Este post, faz parte de uma série de artigos sobre Cruzeiros. Talvez você também se interesse em ler:
[catlist name=cruzeiros numberposts=5 excludeposts=this]

 

Quais são as diferentes tipos de cabines disponíveis?

Encontra-se sobre os últimos navios 3 ou 4 tipos de cabines em função das companhias. Clique nos tipos de cabines abaixo para saber mais detalhes:
[show_hide title=”Cabines internas”]

Cabines internas

As cabines internas são as mais simples dos navios, são cabines fechadas e que não possuem janelas ou qualquer tipo de abertura para o mar. Elas não deixam de ser confortáveis e com todos os recursos necessários, porém a vista para o mar não é possível, e para isso você terá que ir a alguma extremidade dos decks. As cabines internas são obviamente as mais baratas do navio, e são uma boa escolha para cruzeiros pequenos e caso você priorize a economia na sua viagem.[/show_hide]
[show_hide title=”Cabines externas”]

Cabines externas

As cabines externas são praticamente iguais às primeiras, mas a diferença é que existe uma janela (às vezes uma pequena porta) que permite a vista para o mar. Elas são praticamente do mesmo tamanho e com os mesmos recursos, sendo que essa abertura para o mar é a única diferença. Pode ser escolhida se você não quer gastar muito, e se acha que se sentirá mal em uma cabine fechada como, por exemplo, no caso de pessoas que se sentem levemente claustrofóbicas em lugares completamente fechados. Serão mais caras que as internas, mas ainda sim são uma opção econômica para a sua viagem.

[/show_hide]
[show_hide title=”Cabines externas com varandas (ou superiores)”]

Cabines externas com varandas (ou superiores)

As cabines externas superiores já são um salto no conforto para sua viagem, e não exatamente por causa de espaço. Uma varanda ou marquise privada com vista para o mar faz toda a diferença porque as horas na cabine, os almoços e jantares românticos e momentos de intimidade de um casal, por exemplo, ficam bem mais cinematográficos com o oceano de testemunha. As cabines com varanda possibilitam que os passageiros observem as variações atmosféricas de perto, acompanhem a chegada do navio em cada porto, tendo inicialmente as primeiras impressões da cidade que se aproxima. Ainda sim, é possível ter encontros logo na varanda da sua cabine com baleias e cardumes de golfinhos, que frequentemente cruzam a rota do navio.

[/show_hide]
[show_hide title=”Suítes”]

Suítes

As suítes são o máximo em conforto no navio, e oferecem uma amplo espaço com área comum e quarto separado, e é o mais indicado para uma viagem em amigos ou com dois ou mais casais juntos. As suítes são localizadas em partes estratégicas para garantir uma vista melhor em cada varanda, sem contar que são sempre priorizadas pela maioria dos serviços de quarto disponíveis nos navios. Elas são o ideal para luas de mel ou passeios românticos, e com certeza farão do seu cruzeiro uma viagem inesquecível.

[/show_hide]

Não há diferenças significativas de conforto entre as cabinas externas e internas. As suítes pela superfície trazem mais conforto e em geral são muito melhores equipadas (casa de banho com banheira ou jacuzzi, dressing, canto salão etc.). A superfície pode variar de 11 m ² à 160 m ².

Por que existem diferenças tarifas para as cabines?

As diferenças são em geral ligadas ao lugar das cabines, a presença  ou não de uma janela que dá para o mar e as cabines sobre as pontes inferiores menos caras que as que estão sobre as pontes superiores.

Vou me sentir mal no cruzeiro?

Possivelmente não! Navios, hoje, são equipados com estabilizadores ponta-de-linha desenhados para minimizar os movimentos, mas infelizmente ainda existem passageiros que se sentem mal. Também, o movimento do navio prevalece mais em determinados itinerários, como Transatlânticos.

Existe o melhor lugar de cabine se temer o mar agitado?

Hoje em dia a maior parte dos navios estão equipados de estabilizadores que reduzem a impressão de balanço. A dica é optar por uma cabine no meio do navio e situada sobre as pontes inferiores. Entretanto, as cabines mais embaixo balançam menos. Evite as cabines muito na frente (proa) do navio, como também, as no fundo do navio (popa).

Quantas pessoas podem ficar na mesma cabine?

Uma cabine pode em geral acolher 2 pessoas. Sobre a maior parte dos navios, terão cabines para 3 ou 4 e muito raro para 5. Certos navios da MSC ou da Carnival dispõem de cabines para 5, mas nós aconselhamos-lhe que reserve com antecedência.

O meu secador de cabelo, e meu barbeador, etc. Funcionarão no navio?

A alimentação eléctrica a bordo é de 110 e 220V a fim de respeitar as diferenças standard entre os países. Secador de cabelo está em geral disponível na sua cabine. Saiba, razões de segurança

Posso alterar de cabina após a minha reserva?

Depende de cada politica interna da companhia. Normalmente é possível alterar de cabine em função das disponibilidades.

Posso viajar enquanto gestante?

Primeiro passe por seu médico e veja com ele se você pode ou não fazer um cruzeiro. Agora em relação a companhias, Linhas de Cruzeiro tipicamente permitem hóspedes a viajarem até o terceiro trimestre da gravidez. Este tempo é quando a maioria das linhas de cruzeiro sentem que não podem mais acomodar a mamãe devido caso de ter uma emergência médica, ou até mesmo tiver o bebê. Tipicamente, uma carta do seu médico é requerida para o embarque.

Leia as principais regras para Gestantes e Bebes, das principais linhas de cruzeiros, aqui.

O meu bebê será cobrado a tarifa cheia?

A tarifa do cruzeiro não é baseada na idade, por isso, bebês são tipicamente cobrados a mesma tarifa que adultos. Algumas linhas de cruzeiro não cobram a tarifa para crianças menores de 2 anos de idade, apesar de que taxas portuárias e governamentais serão cobradas. É importante lembrar que geralmente as linhas de cruzeiros oferecem tarifas reduzidas para o terceiro e quarto hóspedes em uma cabine.

O que é uma categoria de cabine?

É uma forma das linhas de cruzeiro nomearem um grupo de cabines baseadas no tamanho, amenidades, e localização no convés. Estes fatores também ajudam a determinar o preço. [topo]

O que é uma cabine garantida?

É uma alternativa disponível através da linha de cruzeiro na qual garante a você uma categoria específica, mas não permite que você a escolha. Cabines garantidas são geralmente mais baratas, e completamente fora do controle da sua localização, sendo assim a sua cabine poderá ser em qualquer nível e localização no convés.

O que é um upgrade?

Um upgrade é quando você paga por uma categoria, mas recebe da linha de cruzeiro uma categoria mais alta sem custos adicionais. Upgrades podem também ser comprados, contanto que a categoria solicitada esteja disponível.

O que é crédito a bordo?

Um crédito a bordo é um crédito monetário aplicado na sua conta a bordo. Pode ser utilizados para compras a bordo como excursões, bebidas e souvenirs, embora algumas linhas de cruzeiro impõem restrições no seu uso.

Código de Vestuário

Durante o dia, o vestuário a bordo é casual. Bermudas e camisas polo são aceitáveis, inclusive no restaurante. Durante a janta, o código de vestuário varia diariamente, dentre eles, o seguinte:

  • Casual: Calça e camisa esporte para homens (jeans não é permitido); Calça e blusa, vestido ou terninho para mulheres.
  • Informal: Blazer com ou sem gravata para homens; vestido ou terninho para mulheres.
  • Formal: Terno escuro ou Smoking para homens; Vestido de cocktail ou longo para mulheres.

Geralmente, as empresas seguem esta regra:

– Cruzeiros de 3 ou 4 noites possuem uma noite formal;

– Cruzeiros de 7 noites possuem 2 noites formais;

– Cruzeiros de 10 noites possuem 3 noites formais,

No geral, quanto mais longo e caro (por dia) o cruzeiro. Notar que terno escuro e gravata é aceitável no mais exclusivo dos navios. (Em outras palavras, não compre um Smoking somente para um cruzeiro).

Outras Informações Importantes

Requerimentos de Idade

 1. Famílias com Crianças

A maioria das companhias de cruzeiro dão as boas-vindas às crianças nos seus navios, apesar de que bebês e gestantes estão sujeitos a algumas restrições. Famílias que reservam mais de uma cabine poderão ser sujeitadas ao mínimo requerimento de idade com crianças que ficarão em uma cabine diferente da dos pais.

2. As seguintes linhas de cruzeiro requerem que ao menos uma pessoa em cada cabine tenha mais de 18 anos de idade:

American Cruise Lines, Blount, Cruise & Maritime Voyages, Cunard, Fred. Olsen Cruise Line, Orion Expedition Cruises, Ponant, Pullmantur, SeaDream, e Star Clippers.

Informação sujeita a mudanças pelas companhias de cruzeiros.

3.  As seguintes linhas de cruzeiro requerem que todos os hóspedes em uma cabine tenham mais de 18 anos de idade, e ao menos uma pessoa tenha acima de 21:

Crystal Cruises, Disney Cruise Line, GAP Adventures, P&O Cruises, Silversea, e Viking.

4. As seguintes linhas de cruzeiro requerem que ao menos uma pessoa em cada cabine tenha acima de 21 anos de idade:

Azamara, Celebrity, Costa (25 para cruzeiros de Fim de Ano e Alta Estação),Hebridean, Holland América, Hurtigruten, MSC Cruises, Norwegian Cruise Line, Oceania, Paul Gauguin Cruises, Princess Cruises, Regent Seven Seas Cruises, Royal Caribbean, Seabourn Cruise Line, Swan Hellenic, Voyages of Discovery.Voyages to Antiquity,

5. As seguintes linhas de cruzeiros requerem que todos os seus hóspedes em uma cabine sejam acima de 21 anos de idade, ou que uma pessoa tenha acima de 25 anos de idade:

Carnival e a Windstar Cruises.

Uma exceção pode ser feita para casais de menores que são casados, com tanto que ambos tenham acima de 18 anos de idade. Estes casais poderão ser questionados à apresentarem prova de seus casamentos.

6. Consumo de Bebidas Alcoólicas

Uma vez deixado o porto, a idade mínima para o consumo de álcool varia de linha para linha. A Fred. Olsen Cruise Line, P&O Cruises, e Pullmantur permitem que todos os hóspedes acima de 18 anos de idade consumam qualquer tipo de bebida alcoólica de sua escolha.

A idade mínima para consumo de bebidas alcoólicas nos navios da Azamara, Celebrity, e Royal Caribbean é de 21. No entanto, em cruzeiros partindo de portos Europeus ou América do Sul, onde a idade permitida para beber é tipicamente menor de 21 anos de idade, pais que estão viajando com seus filhos entre 18 e 20 anos de idade, poderão assinar um termo de responsabilidade permitindo que seus filhos consumam bebidas alcoólicas.

A Costa e a MSC Cruises requere que hóspedes tenham no mínimo 21 anos de idade em cruzeiros saindo dos Estados Unidos, mas hóspedes acima de 18 anos de idade poderão consumir bebidas alcoólicas em cruzeiros fora dos Estados Unidos.

A Cunard permite que hóspedes acima de 18 anos de idade consuma bebidas alcoólicas, exceto quando em águas Norte Americanas, que no caso, nenhuma bebida alcoólica poderá ser consumida ou adquirida a não ser que o hóspede tenha acima de 21 anos de idade.

A Carnival, Crystal Cruises, Disney Cruise Line, Hebridean, Holland América, Hurtigruten, Norwegian, Oceania, Orion Expedition, Paul Gauguin Cruises, Ponant, Princess, Regent Seven Seas, Seabourn, SeaDream, Silversea, Star Clippers, Swan Hellenic, Travel Dynamics International, Viking, Voyages to Antiquity, Voyages of Discovery, e Windstar requerem que hóspedes tenham ao menos 21 anos de idade para poderem consumir bebidas alcoólicas.

7.  Jogos de Azar A Bordo

Jogos de azar, uma forma popular de entretenimento em navios de cruzeiro, também possuem restrições que variam entre as linhas de cruzeiro. A Carnival, Costa, Cunard, Holland América, Norwegian, Oceania, P&O, Paul Gauguin Cruises, Pullmantur, Regent Seven Seas, e SeaDream requerem que hóspedes tenham um mínimo de 18 anos de idade para participarem nos casinos. A Azamara, Celebrity, e a Royal Caribbean requerem que hóspedes tenham acima de 18 anos de idade para jogarem no casino, exceto em cruzeiros no Alaska (hóspedes precisam ter acima de 21 anos de idade). A Crystal, MSC Cruises, Princess, Seabourn, Silversea, Voyages of Discovery e Windstar restringem o casino para maiores de 21 anos de idade.

 

[icon color=”#f1c40f” size=”32px” target=”_blank” name=”awesome-book”] Talvez você também se interesse por:

[catlist name=cruzeiros numberposts=4 excludeposts=this]

[sociallocker id=”3936″] [/sociallocker]

Leave a Reply

Mais em Cruzeiros, Dicas de Viagem, Planejamento de viagem
Roteiros de Cruzeiros
Dicas sobre Rotas de Cruzeiros

Escolher bem a sua rota também é muito importante para as condições da sua viagem, principalmente se você não tem...

Fechar