Conhecendo Lisboa em 4 dias

Recentemente restaurada para se tornar um dos destinos turísticos mais disputados do mundo, Lisboa retomou todo o seu charme e vem atraindo cada vez mais novos admiradores. Além de ser linda e tão encantadora quanto outras cidades da Europa, a capital de Portugal é uma boa pedida para quem quer fazer um bom turismo sem gastar muito. A cidade preserva uma rica história de um passado que também é nosso, já que fomos colonizados pelos portugueses.

O meu conselho, é uma visita a Lisboa com duração de quatro dias. 

Primeiro dia – Bairros Baixa, Alfama, Rossio, Bairro Alto

Comece o roteiro pela Praça do Comércio, que abriga arcos, estátuas e prédios do governo. Para chegar até a praça, pegue o Metro, linha azul, e desça na estação “Terreiro do Paço”. Lá os visitantes conhecem o Arco da Rua Augusta, uma das principais ruas de pedestres, e o Lisboa Centro de informações Turísticas (Ask me Lisboa), que oferece informações turísticas. De um pulo lá e veja o que está acontecendo na cidade. Aproveite também e pegue mapas de Lisboa.

Lisboa, Praca do Comercio, Foto Pravin Premkumar

Lisboa, Praca do Comercio, Foto Pravin Premkumar

[icon color=”#dd3333″ size=”18px” target=”_blank” name=”moon-location-2″] Arco da Rua Augusta

 

Depois siga até o Miradouro de Santa Luzia, que proporciona uma bela paisagem para o Rio Tejo e possui uma rica decoração de azulejos azulados, característicos da região.

Após as fotos, obrigatórias, seguimos em direção leste pela Rua da Alfândega. Repare no caminho, o belo portal estilo manuelino da Igreja da Conceição Velha.

Siga em frente até chegar à Casa dos Bicos. Este é um prédio de 1523 que foi construído por inspiração do renascentismo italiano. Teve seus dois pisos superiores destruídos pelo terremoto de 1755 e reconstruídos em 1983.

Volte pela Rua dos Bacalhoeiros, pegue à direita na Rua da Padaria e novamente à direita na Rua de Santo Antônio em direção ao Largo da Sé.

Você irá ver de um lado, a Igreja de Santo Antônio e, do outro a Sé, datada de 1150. Quem quiser conferir um pouco sobre a vida de Santo Antônio, pode dar um tempinho no Museu Antoniano, ao lado da igreja.

Siga à direita pela Rua Augusto Rosa, que vira Rua do Limoeiro, até o Miradouro de Santa Luzia. Se desejar, aproveite para almoçar no restaurante.

Lisboa, Miradouro de Santa Luzia, Foto Miguel Vieira

Lisboa, Miradouro de Santa Luzia, Foto Miguel Vieira

[icon color=”#dd3333″ size=”18px” target=”_blank” name=”moon-location-2″] Miradouro de Santa Luzia

Perto dali está um dos pontos turísticos mais visitados de Lisboa: o Castelo de São Jorge. Com uma vista deslumbrante para toda a cidade, o local já foi fortaleza, residência de nobres e até prisão.

Lisboa, Castelo Sao Jorge, Foto -JvL-

Lisboa, Castelo Sao Jorge, Foto -JvL-

[icon color=”#f39c12″ size=”18px” target=”_blank” name=”moon-pencil”] Dica: Se você pretender visitar apenas o Castelo de São Jorge, ou se tiver problemas de locomoção, poderá pegar o ônibus 37 na Praça da Figueira. O itinerário inclui paradas na Sé e no Miradouro de Santa Luzia.

Após visitar o Castelo, desça pela Rua Bartolomeu de Gusmão, e pegue a direito na Rua Milagre de Santo Antônio. Depois siga a esquerda na Travessa Chão do Loureiro e, enfim, siga até a Rua da Madalena.

Siga pela Rua da Madalena e dobre à esquerda na Rua dos Condes de Monsanto até encontrar, mais à frente, a Praça da Figueira. É um óooootimo lugar para fazer umas comprinhas. Daqui, você terá uma vista magnifica do Castelo de São Jorge. Ideal para aquela foto panoramica.

Se você tiver espaço para uma sobremesa, recomendo muito você visitar a Pastelaria Pastelaria Suíça. Aproveite para experimentar os doces de ovos desta pastelaria bem tradicional.

Lisboa, Pastelaria Suica, Foto Dylan Fitzgerald

Lisboa, Pastelaria Suica, Foto Dylan Fitzgerald

[icon color=”#dd3333″ size=”18px” target=”_blank” name=”moon-location-2″] Pastelaria Suiça

Ao deixar a Pastelaria Suiça, saia pela porta que dá para a praça do Rossio. No meio da praça do Rossio, você encontrará a estátua de D. Pedro I. O nosso D. Pedro I, chama-se D. Pedro IV em Portugal. Inclusive, há uma anedota carioca, que conta que a rua do Rio de Janeiro, teria recebido o nome de Pedro IV, para homenagear o Imperador do Brasil Dom Pedro I, quando se tornou rei de Portugal. Um funcionário da Prefeitura do Rio, pensando que na placa indicativa faltava a letra “o”, corrigiu-a para PEDRO IVO, assim permanecendo. É claro que isso é folclore.

Continuando o nosso passeio, repare no prédio do Teatro Nacional D. Maria II, aberto para visitas guiadas às segundas-feiras, às 11:30. Necessário agendar previamente neste link.

Outro prédio que se destaca, é o da Estação Ferroviária do Rossio, construído em estilo “neomanuelino“. É nesta estação que sai o trem para Sintra.

Lisboa, Estacao do Rossio, Foto Ingo D

Lisboa, Estacao do Rossio, Foto Ingo D

Seguindo nosso roteiro, pouco mais a frente, na direção norte, chegaremos à Praça dos Restauradores. A praça é rodeada de prédios belíssimos, com destaque para o Palácio Foz. Procure saber sobre a possibilidade de visitar o interior do palácio.

Retorne pela rua do Ouro e aproveite para pegar uma das principais atrações de Lisboa, o Elevador do Carmo (foi construído no século XIX) e  liga a rua do Ouro a rua do Carmo.

Logo que sair do elevador, fique de olho na Igreja do Carmo, que foi distruída no terremoto de 1755, que assolou Lisboa, porém, os arcos originais continuam lá.

Para terminar este dia incrível, você pdoerá tomar um sorvete, no melhor lugar de Lisboa, o Santini (Rua do Carmo 9) ou tomar um café especial, no A Brasileria (Rua Garrett 120), e ainda, acompanhar Fernando Pessoa em uma fotografia.

Se quiser terminar o dia fazendo compras, se ainda tiver forças, vá ao Armazém do Chiado (Rua do Carmo 2), onde tem um pouco de tudo, com destaque para uma grande FNAC e uma Sephora.

Para quem tiver ainda disposição, recomendo uma parada no Hotel para se recompor, e sair para curtir a noite agitadíssima em Lisboa, principalmente no Bairro Alto. #ficadica

No próximos post, seguiremos com minha sugestão para o segundo dia (bairro de Belém).

[icon color=”#c0392b” size=”18px” target=”_blank” name=”moon-map”] Mapa dos lugares visitados neste dia, clique aqui para abrir o mapa.

[icon color=”#f1c40f” size=”32px” target=”_blank” name=”awesome-book”] Talvez você também se interesse por:

[catlist name=lisboa numberposts=4 excludeposts=this]

Leave a Reply

Mais em Europa, Lisboa, Portugal
Roma Coliseu Foto Moyan Brenn
Dicas de Roma, Quem tem boca vai a Roma

Mamma Mia! Que cidade deslumbrante é essa? Ao chegar em Roma sentirá um friozinho de emoção com tanta beleza que...

Fechar