9 coisas que você precisa saber antes de fazer uso do seu celular no exterior

Sabemos que nos dias de hoje ter celular não é mais luxo e sim necessidade principalmente para quem viaja muito tanto a trabalho como de férias.

9 coisas que você precisa saber antes de fazer uso do seu celular no exterior

Por mais que sua viagem seja a férias não conseguimos ficar sem nosso celular, não somente pela conversação como os recursos que ele possui como mapa, tradutor, máquina fotográfica e outros aplicativos que são favoráveis no nosso dia-a-dia.

Antes de sair de férias ou qualquer outro tipo de viagem não se esqueça de fazer a lição de casa, evitará sustos com tarifas de roaming astronômicos esperando por você quando a viagem acabar.

Aqui estão algumas dicas de Sobre Viagens para evitar sustos com sua conta e ainda aproveitar da melhor forma possível seu plano roaming.

1. Ligue para sua operadora e se informe.

Veja com sua operadora as opções de planos de roaming oferecida por eles. Algumas operadoras oferecem planos de chamadas e dados internacionais, enquanto outros são felizes para suspender o seu serviço durante a sua viagem para que você acidentalmente não acumule encargas no exterior. Lembre-se de perguntar sobre os planos de voz e de dados. Essa é a opção de maior conforto, porém, é a mais cara. Os preços não são baratos.

2. Desbloqueie o seu telefone e compre um chip (simcard) quando chegar ao seu destino.

Smartphones são geralmente bloqueados para uma operadora específica, o que significa que seu smartphone não pode aceitar um cartão SIM de outra operadora. Caso você tenha um aparelho bloqueado, veja com sua operadora se eles oferecem um plano caso queira desbloquear seu aparelho, assim não perdendo a fidelidade com sua operadora. Se você é capaz de ter seu telefone desbloqueado, você será capaz de comprar um cartão SIM local em seu destino, o que será útil se você precisar fazer chamadas locais ou se conectar a redes de dados.

Para mim, esta é a opção que eu mais uso. Geralmente compro um Simcard (chip) em uma operadora local, sem contrato de fidelização (algo como o nosso pré-pago aqui do Brasil). Sempre compro o simcard com um plano de dados, pois utilizo programas (apps) como o Skype, Google Hangout e Whatsapp para me comunicar com a minha família.

3. ADAPTADOR, carregue seu celular.

Nunca se esqueça de verificar os tipos de plugues e tensão que são utilizados em seu destino. Não vai adiantar muito desbloquear seu aparelho e até comprar um plano de dados e ligações se não conseguir carregar o seu aparelho por não ter feito essa pesquisa antes.

4. DESLIGUE o roaming de dados.

Se o seu telefone tem uma configuração de roaming de dados, certifique-se de desligá-lo antes de seu voo decolar se você não comprou um pacote de dados ou se não ira comprar um SimCard local.

Isso é para seu celular não se conectar a redes de dados que estão fora da sua rede, ajudando a evitar as pesadas taxas de roaming de dados.

5. DESLIGAR recursos automáticos.

Se o seu telefone está configurado para verificar automaticamente se há novos e-mails ou qualquer aplicativo que seja automático, desligue essa função do seu aparelho. Pois caso contrário fará uso do roaming sem você perceber.

6. CONSIDERAR o modo avião.

Em caso de dúvida, coloque o telefone no modo avião. Isso mantém o seu telefone se conecte a uma rede local, ou seja, você vai evitar custos de dados.

7. Ligar a cobrar para o Brasil

A Embratel tem um serviço de DDI a cobrar ou por cartão, chamado Brasil Direto com assistência em português. Não é barto, mas serve como opção na hora de emergência. Consulte o artigo que escrevi, aqui, ou o guia da Embratel, aqui.

8. Cartões telefônicos

É uma opção para falar barato para todo o Mundo. Não é muito prático, mas funciona bem. É possivel comprar cartões telefonicos em supermercados, tabacarias e lojas especializadas. A maioria funciona em qualquer telefone, inclusive em orelhões sem pagar nada. Porém, alguns cartões precisam que você coloque alguma moeda no orelhão para funcionar, pois não possuem núemro gratuito (1800). Você precisa raspar um código, enfrentar uma gravação e digitar números e senhas.

9. Use APLICATIVOS (APPS) + Wifi .

Muitos hotéis (Europa e Estados Unidos), lanchonetes e cafés oferecem gratuitamente o uso Wi-Fi. Considere utilizar estes locais para fazer e receber chamadas utilizando os aplicativos como o Skype, Viber, Facebook Messenger e outros.

Aplicativos como o Skype e WhatsApp podem ser usados em wi-fi é uma dica legal para dispensar o uso do pacote ligação se caso sua família ou amigos possuem esses dois aplicativos. Já é uma boa economia na hora e falar e contar as novidades de sua viagem.

Uma segunda opção é colocar créditos no Skype para ligar para telefones fixos e móveis, que sai mais barato que uma ligação normal.  Clique aqui os planos de tarifas internacionais usando o Skype.

Quais são as suas melhores dicas para usar o seu celular quando viajam? Deixe seu comentário.

 

[icon color=”#dd3333″ size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-envelope”] Assine a nossa newsletter, e receba em seu email dicas legais como esta. Clique aqui para assinar gratuitamente.

[icon color=”#f1c40f” size=”32px” target=”_blank” name=”awesome-book”] Talvez você também se interesse por:

[catlist name=nova-york numberposts=4 excludeposts=this]
[sociallocker id=”3936″] [/sociallocker]

Leave a Reply

Mais em Dicas de Viagem, Planejamento de viagem
Cruzeiro de Natal
Dicas sobre cruzeiros temáticos

Antes de escolher para onde ir, devemos pensar também como será o estilo de nossa viagem. Sabemos que será em...

Fechar