10 dicas de como conseguir upgrade de Hotel e Locadora de veículos

As vezes, recebo alguns emails de amigos perguntando como conseguir aquele upgrade no quarto do Hotel, ou ainda, na locação de um carro.

Não existe regra definida, e isso irá variar de local para local, porém, existe sim algumasdicas que podem facilitar você conseguir.

Você pode conseguir upgrade, mais facilmente, quando:

a) O quarto ou a classe do carro que você reservou não está disponível naquele momento;

b) Você possui algum programa fidelidade, no qual o seu status permite o upgrade gratuito;

c) O Hotel ou a locadora cometeu algum erro em sua reserva;

Nestas 3 possibilidades acima, você pode aumentar as suas chances assim:

  1. A regra de ouro: peça. Se você pedir, suas chance aumentam muito. Procure ser gentil e até mesmo (se a fila permitir) procure brincar com o atendente. Seja cordial e descontraído, e honestamente simpático (se isso for possível 🙂 Tente algo como: – Please, Do you have any free upgrades available? … Porém, quando a fila estiver grande, os atendentes costumam ficar estressados. Evite estas horas mais conturbadas no checkin. O máximo que pode acontecer e você receber um não como resposta, ou ainda, alguns hotéis possuem um preços promocionais já determinado para alguns upgrades. Você pode aceitar ou não. O importante é sempre ser cordial e educado com o atendente.
  2. Em alguns horários você terá uma chance maior, de conseguir o upgrade. Quanto mais tarde você chegar, maiores podem ser as chances de uma resposta positiva. O hotel ou a locadora poderá ter uma visão melhor dos hóspedes que realizaram check-out e check-in, ou ainda, preenchido as possibilidades mais comuns (seja de carro ou de quarto). Isso poderá acontecer com mais frequência em épocas de alta temporada.
  3. Reservas menos, quantidade de dias inferiores a 3 dias, existe uma possibilidade maior, pois o quarto especial ou carro, não ficará ocupado por muito tempo. Reservas de um dia, você possui uma grande chance de conseguir upgrade.
  4. Procure sempre ser fiel ao programa fidelidade, ou da locadora ou do hotel. Quanto mais pontos, e um nível (status) maior, maior a chance de conseguir o upgrade. Acompanhe as nossas dicas de como conseguir status elite, nos programas fidelidade: Programa Accor Leclub, Programa Marriott, Programa Hilton Honors.
  5. Quanto maior for a categoria do seu hotel, maiores poderão ser as chances de um upgrade. Normalmente os melhores hotéis 5 estrelas não ficam cheios, pois são mais caros, então os upgrades costumam ser mais frequentes.
  6. Os hotéis, tendem a dar upgrade para as reservas feitas em seu próprio site, pois costuma ter uma maior margem no preço de venda, além de fidelizar o cliente que compra diretamente. Entranto, isso não é uma verdade absoluta. Eu já ganhei upgrades gratuitos utilizando sites de venda como Booking, Priceline e Expedia.
  7. Quando o hotel comete algum erro grave, para amenizar o ocorrido, dá um upgrade gratuito. Esse upgrade normalmente é realizado para o melhor quarto disponível, para que a má impressão vá embora. Essa é provavelmente a forma mais fácil de ganhar um upgrade.  Se algo der errado, reclame. Alguns exemplos de erro do hotel: alguma avaria em seu quarto, erros na reserva, enfim, alguma coisa que possa se sentir prejudicado pelo hotel.
  8. Se você estiver comemorando alguma data especial, avise. Isso ocorre principalmente nos hotéis melhores. Como uma maneira de fidelizar o cliente, sempre procuram uma maneira de agradar. As vezes pode rolar um upgrade, as vezes um convite para jantar no restaurante do hotel, ou as vezes, receber uma garrafa de champagne em seu quarto.
  9. Dia de Semana ou Fim de semana. Alguns hotéis, possuem maior ocupação em dias de semana, para um público mais a negócio. Nestes hotéis, no final de semana, possivelmente você conseguirá um upgrade com mais facilidade. Outras cidades, como por exemplo, Las Vegas, é o contrário. Durante a semana, você terá uma chance muito maior, pois nos finais de semana, a cidade normalmente encontra-se mais cheia.
  10. Se tudo mais falhar, apele para o truque dos 20$ 🙂 A idéia é colocar uma nota de $20 dobrada entre o cartão de crédito e o passaporte quando entregar para o recepcionista. Eu confesso que nunca fiz isso, porém, existe um grande número de relatos, em sites brasileiros e americanos (existe até um site TheTwentyDollarTrick.com – O truque dos 20$ – com informações para ajudar a conseguir um “free” upgrade). Em alguns países, isso pode parecer como um gesto rude. Muitos hotéis, proibem seus funcionários que trabalham no atendimento , de receber gorjeta até o final do check-in.

E você, já ficou recebeu algum upgrade? Conte-nos como foi a sua experiência.

[icon color=”#dd3333″ size=”18px” target=”_blank” name=”awesome-book”] Você pode se interessar também por estes artigos:

[catlist name=super-dicas numberposts=5 excludeposts=this]

[sociallocker id=”3936″] [/sociallocker]

Leave a Reply

Mais em Dicas de Viagem, Hotéis, Programas de Fidelidade, Super dicas
Seguro Mondial Desconto Outubro
Novo cupom de 15% de desconto para seguro viagem Mondial Outubro

Saiu o novo cupom de desconto do seguro viagem Mondial Assistance (Assistência Viagem), para ser usado durante o mês de...

Fechar